terça-feira, 18 de maio de 2010

Prioridades.


por: raoh
Primeiramente, vamos tirar a poeira daqui? Yay! *passando o espanador pelo blog*

Bem, mas vamos ao que interessa. Aliás, algo de interesse comum, creio eu: o alcance de nossas metas. Creio que todos aqui tenham metas. Mesmo que ainda não tenham conseguido sequer dar início ao processo de concretização das mesmas, todos anseiam por algo. Porém, às vezes, numa corrida famigerada em busca do êxito, acabamos vendando os olhos para pequenos detalhes. Detalhes, estes, que fazem toda uma diferença em nossas vidas.

Acho que ninguém aqui além de mim tem essa essência "workaholic" doentia, porém tenho certeza de que, ao menos uma vez em nossas vidas, acabamos deixando de lado alguns destes "detalhes" por conta de algum motivo, que em tal ocasião, parecia ser mais relevante. Estudos, trabalho, ou até mesmo momentos de lazer de uma maneira mais pessoal... quantas vezes já abdicamos algo, ou até alguém, por conta destes fatos do cotidiano? Claro, creio que sempre haverão as prioridades, e a maioria dos itens que citei a caráter de exemplo são consideradas algumas delas, porém, já pararam para pensar que, se não estamos bem conosco, não conseguimos obter êxito nestas tarefas? E é aí que entram aquelas coisas que deixamos lá atrás, por conta de nossas "prioridades".

Afinal, o que são prioridades? Ter uma carreira bem-sucedida, ir bem nos estudos, ou até mesmo, em alguns casos, coisas tidas como mais "fúteis", como comprar algum objeto de desejo. Todas essas metas têm o poder de nos fazer mais felizes, porém, você já parou para pensar em coisas de fácil acesso que poderiam fazê-lo ainda mais feliz? Eu vivia debatendo isso com uma certa pessoa. "Se eu obtiver êxito na minha vida, serei uma pessoa plenamente feliz" -- eu vivia dizendo. Mas então, esta pessoa me disse -- mais de uma vez -- algo que, na época, não dei muita importância. Ele me disse "mas se você não tiver um amor, nunca se sentirá completo. Ao menos comigo é assim".

Pois é. Minha teimosia caiu por terra, e finalmente me dei conta de que, de fato, o amor é uma prioridade. Não apenas amor pelo próximo, mas principalmente a si próprio. E não confundam amor próprio com egocentrismo; são coisas completamente diferentes. Amar a si mesmo é ter a humildade de reconhecer que, para sentir-se amado, é necessário permitir-se amar, e assim ativar todo um "círculo vicioso" de sentimentos que são apenas benéficos a nós e ao próximo.

À partir do momento que percebemos isso, acabamos notando também que podemos conviver em harmonia com todas nossas prioridades de uma maneira muito mais agradável. Abrir mão de um sentimento tão crucial para nossas vidas em prol de um futuro não é a melhor saída, já que buscamos este futuro como forma de realização pessoal, e ainda não conheci ninguém que considerasse totalmente realizado e que não tivesse estes "amores". Quem não ama, não é completo. Quem ama, não precisa de mais nada. Pode parecer muito utópico -- como já pareceu para mim, no passado --, mas se formos fazer toda uma análise deste sentimento tão nobre em nossas vidas, nos daremos conta de que, de fato, o amor é a chave, a solução para muitos de nossos problemas, e, talvez, até para todos.

Hoje em dia, aprendi a colocar o amor como prioridade em minha vida. Não ainda de uma maneira mais sonhadora e -- confesso -- tão bonita como a que a pessoa que me ensinou esta lição o vê, porém da maneira mais honesta possível em relação ao que sinto. Com isto, aprendi que podemos perder quaisquer das prioridades que temos em nossas vidas, mas quem perde a capacidade de amar, perde absolutamente tudo. Por isso, hoje sinto-me mais feliz e mais leve em afirmar, com toda a convicção, que minha maior prioridade é o amor, seja ele pela minha família, pelos meus amigos, por uma certa pessoa em especial que tenho muito carinho... enfim, pela minha vida. E, sinceramente? Não há prioridade alguma que eu possa vir a alcançar ainda que poderia fazer com que eu me sentisse tão feliz quanto agora.

Mas e você... já pensou -- e repensou -- acerca de suas prioridades, hoje?

Stay gold/xx,

Raoh.

4 comentários:

  1. Fico feliz que você tenha tomado o amor como sua nova prioridade de vida. ^^

    ResponderExcluir
  2. opa opa opa

    Será aquele Raoh com o qual eu sonhei semana passada que digitou esse texto? xD

    aiuhaiuhuaihauih

    É o tipo de texto que ele digitaria ^^

    ResponderExcluir
  3. Tudo é amor. Minha prioridade é a pessoa que amo, mas sinto as vezes que paro de pensar em mim. Fico feliz que você esteja feliz. Estou meio confusa com o futuro próximo.

    ResponderExcluir
  4. esqueci de dizer, Raoh, meu namorado também é perseguido pelo verde hahaha

    ResponderExcluir